Dia 08
Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez
Cânticos dos Cânticos de Salomão
in Bíblia
Poque todo mundo fica cheio de mimi’s pra falar de Bíblia mas a poesia romântica mais bela que li foi nesse livro.
Cânticos dos Cânticos foi escrito por alguém que amava e era amado. O livro fala de amor, companheirismo, sexo, romance e poesia. Ao longo da história do cristianismo chegou a ser um livro de controvérsias: Alguns não acreditavam que o livro não era inspirado e portanto, não poderia fazer parte do Livro Sagrado.
Deus é tão cuidadoso que colocou na Bíblia um livro sobre sexo. Nele encontramos Salomão e a sulamita, sua amada, falando sobre a sexualidade ativa, tirando toda dúvida sobre a teoria do relacionamento íntimo.
É o Cântico dos Cânticos.
Não deturpe dizendo que o livro trata da igreja.
Houve um tempo em que se tentou interpretá-lo como uma exaltação alegórica da aliança de Deus com Israel, depois de Cristo com a Igreja e, por fim, a união da alma com Deus.
Na verdade, ele trata da sexualidade de um casal que é exemplo de intimidade e de unicidade. Pode-se, por analogia, já que o casamento tipifica a união de Cristo com a Igreja, usar Cantares, mas, na essência, o livro é uma linguagem bela, apaixonada e viva da relação de um homem com uma mulher.
(Pastor Silas Malafáia. Em: O cristão e a sexualidade)
É verdade. Cantares é um livro de poesia de amor. Não amor platônico, mas de ardente amor sensual. Belíssimo livro e belíssimas poesias, que podem inspirar outros relacionamentos.
Talvez até ajude algumas pessoas a mudarem sua concepção de Bíblia.
Para ver a introdução ao Meme clica aqui.
Para ver minhas respostas de outros dias clica aqui.
Para saber como surgiu o Meme você pode olhar o blogue da criadora.
Para acompanhar todos os participantes veja o final de cada um dos posts dela.